O PROJETO: “DESENVOLVER A LITERACIA ESTATÍSTICA”

O desenvolvimento da literacia estatística dos alunos dos diferentes níveis de escolaridade tem vindo a ser apontado como objetivo curricular destacado em recentes orientações curriculares nacionais e internacionais. No panorama nacional, o Programa de Matemática do Ensino Básico que começou a ser implementado em 2009 veio atribuir um maior destaque à estatística, apresentando objetivos de aprendizagem mais exigentes, desde os níveis mais elementares. Esta situação torna-se desafiadora para a prática do professor, exigindo-lhe o desenvolvimento de novas perspetivas e conhecimentos. Tendo em conta este contexto, o projeto Developing statistical literacy: Student learning and teacher education surgiu com o objetivo estudar o desenvolvimento da literacia estatística desde os níveis mais elementares até ao ensino secundário, em duas vertentes: i) na caracterização de aspetos essenciais da literacia estatística de alunos, nomeadamente no que diz respeito à capacidade de formular questões e recolher dados e representá-los para responder a essas questões, e ii) na compreensão do desenvolvimento do conhecimento didático e estatístico do professor para ensinar este tema. No decurso do desenvolvimento do projeto emergiu uma outra linha de investigação associada ao estudo do raciocínio estatístico dos alunos e às condições necessárias ao seu desenvolvimento.

No que diz respeito ao desenvolvimento da literacia e raciocínio estatísticos, o projeto assume o papel central da realização de investigações estatísticas, uma vez que esta atividade tende a envolver os alunos na aprendizagem e promove uma visão holística do pensamento, mobilizando conhecimento em diversas áreas, usando processos complexos de raciocínio de uma forma flexível e ajudando os alunos a desenvolver o pensamento crítico. Em particular, e no que diz respeito ao desenvolvimento do raciocínio estatístico, o projeto tem-se dedicado à temática da inferência informal estatística, entre outras, através da criação de ambientes com recursos tecnológicos que apoiem os alunos nos seus processos de raciocínio.

O projeto centra-se também no aprofundamento do domínio do conhecimento estatístico e didático para ensinar do professor e do seu desenvolvimento, em contextos de formação inicial ou contínua. Este conhecimento suporta o planeamento de cursos na formação inicial de educadores e professores dos níveis elementares e na formação contínua, assim como na criação de contextos de formação colaborativa, em estreita articulação com a prática profissional.

O projeto é da responsabilidade do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, com a parceria da Universidade de Évora. A sua equipa é constituída por sete investigadores doutorados, todos com vasta experiência na formação de professores, de diferentes instituições de ensino superior nacionais. A equipa inclui também alunos de doutoramento e de mestrado que são professores ou formadores de professores, oriundos de diversas partes do país. Os resultados e recursos que são produzidos pelo projeto têm sido disseminados em contextos nacionais e internacionais, através da publicação de artigos, de comunicações em reuniões científicas e profissionais e em seminários abertos à comunidade de educação matemática nacional e internacional.

O projeto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), decorrendo entre 2012 a 2015.

 

 

EQUIPA DO PROJETO

Coordenação

Hélia Oliveira (coord.), Ana Henriques, Ana Paula Canavarro, Carolina Carvalho, João Pedro da Ponte, Rosa Tomás Ferreira, Susana Colaço.

Outros membros e colaboradores

Ana Caseiro Rodrigues, Ana Isabel Mota, Cátia Freitas, Cláudia Fernandes, Cristina Roque, Isabel Velez, Marisa Gregório, Mónica Patrício, Nélida Filipe, Paula Gil, Patrícia Antunes, Raquel Santos, Sandra Cadima, Sandra Quintas.

 

 

PUBLICAÇÕES DO PROJETO

Artigos

Canavarro, A. P., & Patrício, M. (2015). Conhecimento curricular de professores do 2.º ciclo sobre organização e tratamento de dados: Que manifestações da literacia estatística? Quadrante, 24(1), 3-27.

Henriques, A., & Antunes, P. (2014). A exploração da covariação estatística por alunos do 10.º ano com o TinkerPlots. Quadrante, 23(2), 95-122.

Oliveira, H., & Henriques, A. (2014). Um quadro de análise do conhecimento estatístico para ensinar de futuros professores. Boletim GEPEM, 64. ISSN: 2176-2988

Oliveira, H., & Henriques, A. (2014). Promover o raciocínio estatístico no ensino básico recorrendo à tecnologia: Um projecto de investigação e desenvolvimento. Boletim da Sociedade Portuguesa de Estatística, Outono, 23-31. ISSN: 1646-5903.

Quintas, S., Tomás Ferreira, R., & Oliveira, H. (2015). O conhecimento didático de estatística de duas professoras de Matemática sobre dados bivariados. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 29(51), 284-306. doi: 10.1590/1980-4415v29n51a15

Santos, R., & Ponte, J. P. (2014). Ensino e aprendizagem de investigações estatísticas: dois estudos de caso com futuras professoras. Quadrante, 23(2), 47-68.

 

Comunicações em atas de congressos

Internacionais

Antunes, P., & Henriques, A. (2015). Students’ covariational reasoning: Results of a teaching experiment using TinkerPlots. In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro, C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (p. 136). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7.

Canavarro, A. P. (2014). Developing statistical literacy: The case of graphs with preservice teachers. In S. Oesterle, C. Nicol, P. Liljedahl, & D. Allan (Eds.), Proceedings of the 38th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education and the 36th Conference of the North American Chapter of the Psychology of Mathematics Education (Vol. 6) (p. 292). Vancouver, Canada: PME.

Carvalho, C., Monteiro, C., Martins, N., Nunes, L., Pereira, A., Rodrigues, A., & Barroco, J. (2015). The challenges of teaching statistics to deaf students. In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro,  C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (p. 138). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7.

Caseiro, A., Ponte, J. P., & Monteiro, C. (2015). Communication, actions and questions of one teacher in conducting statistical tasks. In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro,  C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (pp. 100-101). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7.

Caseiro, A., Ponte, J. P., & Monteiro, C. (2013). O que aprendem os professores uns com os outros? O trabalho colaborativo como forma de promover o desenvolvimento do conhecimento estatístico para o ensino. In J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea, & P. Arteaga (Eds.), Actas de lasJornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria (pp. 489-496). Granada, Espanha: SEIEM. ISBN: 2255-5854.

Caseiro, A., Ponte, J. P., & Monteiro, C. (2013). Primary school teachers’ practices in statistical investigation tasks. . In A. Lindmeier, & A. Heinze (Eds.), Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 5) (p. 32). Kiel, Germany: PME. ISBN: 978-3-89088-288-8.

Caseiro, A., Ponte, J. P., & Monteiro, C. (2013). Statistical knowledge and teaching practices of elementary school teachers in the context of collaborative work. In B. Ubuz, Ç. Haser, & M. A. Mariotti (Eds.), Proceedings of the Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 8) (pp. 3319-3320). Antalya, Turkey: European Society for Research in Mathematics Education. ISBN: 978-975-429-315-9.

Colaço, S. (2015). The role of the context during a statistical investigation with children. In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro,  C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (pp. 102-103). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7.

Colaço, S. (2014). Learning statistics in the first grades. In K. Makar, B de Sousa, & R. Gould (Eds.), Sustainability in statistics education. Proceedings of the 9th International Conference on Teaching Statistics (ICOTS9). Flagstaff, Arizona, USA: Voorbung, The Netherlands: International Statistics Institute.

Fernandes, C., & Ponte, J. P. (2014). Using statistical software in basic education: Difficulties and affordances. In S. Carreira, N. Amado, K. Jones, & H. Jacinto, Proceedings of the Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving (pp. 35-46). Faro, Portugal: Universidade do Algarve.

Fernandes, C., & Ponte, J. P. (2013). O uso de simulações para desenvolver a noção de probabilidade e a capacidade de resolução de problemas. In J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea, & P. Arteaga (Eds.), Actas de lasJornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria (pp. 497-504). Granada, Espanha: SEIEM. ISBN: 2255-5854.

Filipe, N., Canavarro, A. P., & Santos, L. (2015). Statistical knowledge for teaching: The case of Sara and modelling tasks with two-dimensional distributions. . In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro,  C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (pp. 106-107). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7.

Freitas, C. (2015). Developing statistical literacy in 5th grade: A teaching experience. In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro,  C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (pp. 108-109). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7.

Gregório, M., Henriques, A., & Oliveira, H. (2015). 5th grade students’ informal inferential reasoning when using TinkerPlots. In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro,  C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (pp. 110-111). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7.

Gregório, M., Henriques, A., & Ponte, J. P. (2013). A capacidade de interpretação gráfica dos alunos do 5.º ano na exploração de notícias da comunicação social. In J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea, & P. Arteaga (Eds.), Actas de lasJornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria (pp. 73-82). Granada, Espanha: SEIEM. ISBN: 2255-5854.

Henriques, A. (2012). Students´ difficulties in understanding of confidence intervals. In Pre-Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education (pp. 2506-2515). Seoul, South Korea, Julho.

Henriques, A., & Cruz, A. M. (2013). Understanding of statistical graphs in primary: Results of a teaching unit. In B. Ubuz, Ç. Haser, & M. A. Mariotti (Eds.), Proceedings of the Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 8) (pp. 922-923). Antalya, Turkey: European Society for Research in Mathematics Education. ISBN: 978-975-429-315-9.

Henriques, A., & Oliveira, H. (2013). O conhecimento estatístico para ensinar de dois futuros professores a partir da análise de episódios de sala de aula. In J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea, & P. Arteaga (Eds.), Actas de lasJornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria (pp. 447-454). Granada, Espanha: SEIEM. ISBN: 2255-5854.

Henriques, A., & Oliveira, H. (2013). Prospective teacher´s statistical knowledge for teaching when analysing classroom episodes. In A. Lindmeier, & A. Heinze (Eds.), Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (Vol. 3) (pp. 41-48). Kiel, Germany: PME. ISBN: 978-3-89088-288-8.

Henriques, A., & Ponte, J. P. (2014). Preparing teachers to teach statistics: Developing professional knowledge and practice. In K. Makar, B de Sousa, & R. Gould (Eds.), Sustainability in statistics education. Proceedings of the 9th International Conference on Teaching Statistics (ICOTS9). Flagstaff, Arizona, USA: Voorbung, The Netherlands: International Statistics Institute.

Oliveira, H., Canavarro, A. P., Henriques, A., & Colaço, S. (2015). Developing statistical literacy: Student learning and teacher education. In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro,  C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (pp. 10-11). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7.

Oliveira, H., & Henriques, A. (2015). Teachers’ perspectives on promoting a statistical reasoning learning environment. In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro,  C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (pp. 128-129). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7.

Oliveira, H., Henriques, A., & Ponte, J. P. (2012). Developing statistical literacy (DSL): Student learning and teacher education. In S. J. Cho (Ed.), Proceedings of the 12th International Congress on Mathematical Education (p. 7469). Seoul, Korea: Springer.

Oliveira, H., Tomás Ferreira, R. A., Henriques, A., Ponte, J. P., Carvalho, C., Canavarro, A. P., & Colaço, S. (2012). Developing statistical literacy: Student learning and teacher education. In J. Dindyal, L. P. Cheng, & S. F. Ng (Eds.), Mathematics education: Expanding horizons. Proceedings of the 35th annual conference of the Mathematics Education Research Group of Australasia (p. 859). Singapore: MERGA, Inc.

Oliveira, S., Carvalho, L., & Monteiro, C. (2015). Teaching statistics in indigenous schools. In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro,  C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (p. 144). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7.

Quintas, S., Oliveira, H., & Tomás Ferreira, R. (2013). The didactical knowledge of one secondary mathematics teacher on statistical variation. In B. Ubuz, Ç. Haser, & M. A. Mariotti (Eds.), Proceedings of the Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 8) (pp. 860-869). Antalya, Turkey: European Society for Research in Mathematics Education. ISBN: 978-975-429-315-9.

Quintas, S., Tomás Ferreira, R., & Oliveira, H. (2015). The teaching of measures of variability at secondary level: Examining two teachers’ PCK. In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro,  C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (pp. 130-131). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7.

Quintas, S., Tomás Ferreira, R., & Oliveira, H. (2014). Attending to students’ thinking on bivariate statistical data at secondary level: Two teachers’ pedagogical content knowledge. In K. Makar, B de Sousa, & R. Gould (Eds.), Sustainability in statistics education. Proceedings of the 9th International Conference on Teaching Statistics (ICOTS9). Flagstaff, Arizona, USA: Voorbung, The Netherlands: International Statistics Institute.

Quintas, S., Tomás Ferreira, R., & Oliveira, H. (2013). O conhecimento didáctico do professor no ensino da variação Estatística. In J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea, & P. Arteaga (Eds.), Actas de lasJornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria (pp. 439-446). Granada, Espanha: SEIEM. ISBN: 2255-5854.

Roque, C., & Ponte, J. P. (2013). A aprendizagem dos conceitos de população, amostra e amostra representativa no 8.º ano de escolaridade. In J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea, & P. Arteaga (Eds.), Actas de lasJornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria (pp. 65-72). Granada, Espanha: SEIEM. ISBN: 2255-5854.

Santos, R. (2013). Prospective kindergarten and primary school teachers’ understanding of the mean. In A. Lindmeier, & A. Heinze (Eds.), Proceedings of the 37th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (pp. 455-462). Kiel, Germany: PME. ISBN: 978-3-89088-288-8.

Santos, R., & Ponte, J. P. (2015). Pedagogical statistical knowledge of a prospective teacher. In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro,  C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (pp. 64-73). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7.

Santos, R., & Ponte, J. P. (2014). Learning and teaching statistical investigations: A case study of a prospective teacher. In K. Makar, B de Sousa, & R. Gould (Eds.), Sustainability in statistics education. Proceedings of the 9th International Conference on Teaching Statistics (ICOTS9). Flagstaff, Arizona, USA: Voorbung, The Netherlands: International Statistics Institute.

Santos, R., & Ponte, J. P. (2013). O desenvolvimento de investigações estatísticas: Um estudo com futuros professores e educadores. In J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea, & P. Arteaga (Eds.), Actas de lasJornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria (pp. 455-462). Granada, Espanha: SEIEM. ISBN: 2255-5854.

Santos, R., & Ponte, J. P. (2013). Prospective elementary teachers’ interpretation of central tendency measures during a statistical investigation. In B. Ubuz, Ç. Haser, & M. A. Mariotti (Eds.), Proceedings of the Eighth Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (CERME 8) (pp. 870-879). Antalya, Turkey: European Society for Research in Mathematics Education. ISBN: 978-975-429-315-9.

Velez, I., & Ponte, J. P. (2015). Teachers’ practices and grade 3 students’ understanding of bar graph representations. In H. Oliveira, A. Henriques, A. P. Canavarro,  C. Monteiro, C. Carvalho, J. P. Ponte, R. T. Ferreira, & S. Colaço (Eds.), Proceedings of the International Conference Turning data into knowledge: New opportunities for statistics education (pp. 84-93). Lisbon, Portugal: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN: 978-989-8753-13-7. 

Velez, I., & Ponte, J. P. (2013). Práticas profissionais dos professores do 1.º ciclo com representações estatísticas. In J. M. Contreras, G. R. Cañadas, M. M. Gea, & P. Arteaga (Eds.), Actas de lasJornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria (pp. 523-530). Granada, Espanha: SEIEM. ISBN: 2255-5854.

 

Nacionais

Antunes, P., & Henriques, A. (2013). O raciocínio estatístico dos alunos sobre covariação usando o TinkerPlots. In J. Fernandes, M. Martinho, J. Tinoco, & F. Viseu (Orgs.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 217-219). Braga: APM & CIEd da Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-24-6.

Caseiro, A. (2014). Investigações no ensino de conceitos e representações estatísticas no 1.º ciclo. In Atas do Encontro em Investigação em Educação Matemática 2014 (pp. 239-253). Sesimbra: SPIEM.

Caseiro, A., Ponte, J. P., & Monteiro, C. (2014). Investigações no ensino de conceitos e representações estatísticas no 1.º ciclo. In J. Brocardo, A. Boavida, C. Delgado, E. Santos, F. Mendes, J. Duarte, M. Baía, & M. Figueiredo (Orgs.), Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (pp. 239-253). Sesimbra, Portugal: SPIEM – Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

Colaço, S. (2013, dezembro). Recolha, organização e análise de dados nos primeiros anos de escolaridade. Texto apresentado no Seminário A literacia e raciocínios estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem, Universidade de Lisboa, Lisboa.

Cruz, A., & Henriques, A. (2012). Erros e dificuldades de alunos do 1.º ciclo na representação de dados através de gráficos estatísticos. In H. Pinto, H. Jacinto, A. Henriques, A. Silvestre, & C. Nunes (Orgs.), Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 484-499). Lisboa: APM – Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-53-9.

Fernandes, C., & Ponte. J. P. (2014). Using statistical software in basic education: Difficulties and affordances. In Proceedings of the Problem@Web International Conference: Technology, creativity and affect in mathematical problem solving (pp. 35-46). Faro, Portugal: Universidade do Algarve.

Fernandes, C., & Ponte, J. P. (2013, dezembro). Problemas e decisões do professor em aulas com tecnologias em OTD no 3.º ciclo. Texto apresentado no Seminário A literacia e raciocínios estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem, Universidade de Lisboa, Lisboa.

Freitas, C. (2012). Literacia estatística no 5.º ano: uma experiência de ensino. In H. Pinto, H. Jacinto, A. Henriques, A. Silvestre, & C. Nunes (Orgs.), Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 519-535). Lisboa: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-53-9.

Henriques, A., & Antunes, P. (2013, dezembro). Explorando o raciocínio covariacional estatístico de um aluno do 10.º ano com o TinkerPlots. Texto apresentado no Seminário A literacia e raciocínios estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem, Universidade de Lisboa, Lisboa.

Henriques, A., & Fernandes, J. (2015). O ensino da Estatística nas recentes orientações curriculares. In A. Borralho, E. Barbosa, I. Vale, H., Jacinto, J. Carvalho e Silva, & J. Latas (Orgs.), Atas do ProfMat 2015: Matemática, currículo e desenvolvimento curricular (pp. 48-67). Lisboa: Associação de Professores de Matemática.

Henriques, A., & Nascimento, M. M. (2013). Ensino e aprendizagem de probabilidades e estatística. In J. Fernandes, M. Martinho, J. Tinoco, & F. Viseu (Orgs.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 117-123). Braga: APM & CIEd da Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-24-6.

Henriques, A., & Oliveira, H. (2014). Raciocínio inferencial informal de alunos do 8.º ano no contexto de uma investigação estatística usando o TinkerPlots. In J. Brocardo, A. Boavida, C. Delgado, E. Santos, F. Mendes, J. Duarte, M. Baía, & M. Figueiredo (Orgs.), Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática (159-172). Sesimbra, Portugal: SPIEM.

Henriques, A., & Oliveira, H. (2013). O conhecimento de futuros professores sobre as investigações estatísticas a partir da análise de episódios de sala de aula. In J. A. Fernandes, F. Viseu, M. H. Martinho, & P. F. Correia (Orgs.), Atas do III Encontro de Probabilidades e Estatística na Escola (pp. 97-109). Braga: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-19-2.

Oliveira, H., Henriques, A., Canavarro, A. P., Roque, C., Ponte, J. P., & Santos, R. (2015). O projeto “Desenvolver a literacia estatística”: Contributos para uma reflexão em torno da educação estatística. In A. P. Canavarro, L. Santos, C. Nunes, & H. Jacinto (Orgs.), Atas do XXVI Seminário de Investigação em Educação Matemática (p. 18). Lisboa, Portugal: APM – Associação de Professores de Matemática.

Patrício, M., & Canavarro, A. P. (2013, dezembro). A literacia estatística e o conhecimento curricular de professores do 2.º ciclo. Texto apresentado no Seminário A literacia e raciocínios estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem, Universidade de Lisboa, Lisboa.

Quintas, S., Oliveira, H., & Tomás Ferreira, R. (2013). O conhecimento didáctico de uma professora no ensino da relação bivariada na Estatística. In J. Fernandes, M. Martinho, J. Tinoco, & F. Viseu (Orgs.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 197-210). Braga: APM & CIEd da Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-24-6.

Quintas, S. Oliveira, H., & Tomás Ferreira, R. (2013, dezembro). O conhecimento didático de duas professoras no ensino da relação bivariada na estatística. Texto apresentado no Seminário A literacia e raciocínios estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem, Universidade de Lisboa, Lisboa.

Quintas, S., Oliveira, H., & Tomás Ferreira, R. (2012). Explorar tarefas para promover o raciocínio estatístico no ensino secundário: Possibilidade ou miragem? In P. Canavarro, L. Santos, A. Boavida, H. Oliveira, L. Menezes, S. & Carreira (Orgs.), Atas do Encontro de Investigação em Educação Matemática: Práticas de Ensino da Matemática (pp. 505-516). Portalegre: Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática.

Roque, C., & Ponte, J. P. (2012). Planeamento estatístico e análise de dados no 3.º ciclo do ensino básico. In H. Pinto, H. Jacinto, A. Henriques, A. Silvestre, & C. Nunes, Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 501-518). Lisboa: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-53-9.

Santos, R., & Ponte, J. P. (2013, dezembro). A interpretação de tabelas e gráficos realizada por futuros professores e educadores. Texto apresentado no Seminário A literacia e raciocínios estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem, Universidade de Lisboa, Lisboa.

Santos, R., & Ponte, J. P. (2012). A interpretação de medidas de tendência central de futuros professores e educadores na realização de uma investigação estatística. In H. Pinto, H. Jacinto, A. Henriques, A. Silvestre, & C. Nunes (Orgs.), Atas do XXIII Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 471-482). Lisboa: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-53-9.

Velez, I., & Ponte, J. P. (2013) Desenvolvendo as representações estatísticas de alunos de 3.º ano. In J. Fernandes, M. Martinho, J. Tinoco, & F. Viseu (Orgs.), Atas do XXIV Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 183-196). Braga: APM & CIEd da Universidade do Minho. ISBN: 978-989-8525-24-6.

Velez, I., & Ponte, J. P. (2013, dezembro). Promovendo a compreensão de representações estatísticas em alunos do 3.º ano. Texto apresentado no Seminário A literacia e raciocínios estatísticos: Desafios para o currículo e a aprendizagem, Universidade de Lisboa, Lisboa.

 

Artigos em revistas profissionais

Canavarro, A. P. (2013). Sobre a literacia estatística. Educação & Matemática, 121, 18-19.

Canavarro, A. P. (2012). Desenvolver a literacia estatística: como são os hábitos dos alunos do 2.º ciclo? Educação & Matemática, 120, 9-15.

Henriques, A., & Oliveira, H. (2012). Investigações estatísticas: um caminho a seguir? Educação & Matemática, 120, 3-8.

Oliveira, H, & Henriques, A. (2014). Promover o raciocínio estatístico no ensino básico recorrendo à tecnologia. Boletim da SPE, Outono de 2014, 23-31.

 

Teses de doutoramento

Santos, R. (2015). O conhecimento de Estatística e da sua didática de futuros professores (Tese de doutoramento). Universidade de Lisboa, Lisboa.

 

Teses de mestrado

Cadima, S. I. (2013). Tratamento de dados no 7.º ano de escolaridade: Medidas estatísticas (Tese de mestrado). Universidade de Lisboa, Lisboa.

Cruz, A. M. (2013). Erros e dificuldades de alunos de 1.º ciclo na representação de dados estatísticos (Tese de mestrado). Universidade de Lisboa, Lisboa.

Gil, A. P. (2013). O modelo de motivação expectativa-valor na aprendizagem da estatística: um estudo com alunos do 7. Ano (Tese de mestrado). Universidade de Lisboa, Lisboa.

Gregório, M. (2012). O desenvolvimento da literacia estatística no 5.º ano: O contributo de uma unidade de ensino (Tese de mestrado). Universidade de Lisboa, Lisboa.

Roque, C. M. (2013). Planeamento estatístico e análise de dados com alunos de 8.º ano (Tese de Mestrado) (Tese de mestrado). Universidade de Lisboa, Lisboa.