Sessões Práticas

Durante a Conferência realizar-se-ão Sessões Práticas, dinamizadas em português, tendo como público preferencial professores/as dos ensinos básico e secundário.

A Conferência, em conjunto com as Sessões Práticas, foi acreditada pelo CCFC na modalidade de Curso de Formação (0,6 créditos) designado Transformando os dados em conhecimento: Novas oportunidades para a educação estatística (Registo: CCPFC/ACC-82756/15).

O objetivo geral destas sessões é proporcionar aos docentes interessados a oportunidade de conhecer e discutir tarefas e recursos para explorar a estatística com os seus alunos, nomeadamente no que diz respeito à promoção do raciocínio estatístico ou da realização de investigações estatísticas.
As sessões têm a duração de três horas, e funcionam em paralelo com outras sessões do programa.

 

Sessão Prática 1 – Promover o raciocínio estatístico dos alunos com tecnologia

Conteúdos:

– Tarefas para promover o raciocínio estatístico dos alunos
– O software TinkerPlots
– Exploração de tarefas com o TinkerPlots
– Análise de situações de sala de aula com a exploração de tarefas desenhadas para promover o raciocínio estatístico

Nível de escolaridade: 2.º/3.º ciclos EB

 

Sessão Prática 2 – Promover as investigações estatísticas na sala de aula 

Conteúdos:

– O conceito de investigação estatística
– Análise de investigações estatísticas realizadas em sala de aula
– As investigações estatísticas e a aprendizagem de conceitos estatísticos

Nível de escolaridade: Ensino secundário

 

Para participar nas Sessões Práticas deve fazer uma pré-inscrição (ver abaixo). Antes de passar à realização da inscrição e respetivo pagamento, aguarde a confirmação de que ainda existe vaga na(s) sessão(ões) prática(s) em que fez a pré-inscrição.

Deve realizar a inscrição e pagamento da Conferência na plataforma GerEventos.

Data limite de inscrição: 15 de maio de 2015

 

Pré-Inscrição nas Sessões Práticas 

 
  • Escolha as sessões em que deseja participar

    – Sessão prática 1 (2.º/3.º Ciclos) – Promover o raciocínio estatístico dos alunos com tecnologia

    – Sessão prática 2 (Ensino Secundário) – Promover as investigações estatísticas na sala de aula